![Logo Alpim-07](https://alpim.pt/wp-content/uploads/2023/03/Logo-Alpim-07.png)
“DE PÉS DADOS COM AS SUAS IDEIAS”
SEGUIR AS PEGADAS DA CONQUISTA
A ALPIM XXI segue o seu rumo, levando consigo a segunda geração da família Pinho.
Dentro destas paredes, edificadas com muito trabalho, percorrem as passadas do pai, Rita Pinho e Joana Pinho. É lado a lado, sempre com objetivos bem delineados, que deram os pés a este projeto e prometem deixar a sua pegada no sector do calçado.
Iremos ver uma terceira geração a fazer-se desfilar por estes corredores, levando o nome ALPIM XXI a perdurar no tempo? Bem, o bichinho do calçado corre-lhes nas veias, afinal, filho de sapateiro, sapateiro é!
o processo
![Alpim_019](https://alpim.pt/wp-content/uploads/2023/05/Alpim_019-scaled.jpg)
Desenvolvimento
Apoio aos nossos clientes na elaboração de amostras, escolhas de materiais e contacto com outras empresas do setor, que disponibilizam diversos serviços, fazendo de ponte, para chegar a um resultado final que faça jus ao design que nos chegou às mãos.
Desenvolvemos desde formas, solas, saltos e aplicações, incluindo todo o tipo de motivos decorativos, como por exemplo bordados, patchworks e impressão em peles.
Este trabalho é realizado com os parceiros mais fiéis e que estão sempre disponíveis para desenvolver novos produtos.
O processo criativo é de extrema importância, num sector ligado à moda. Aqui, juntam-se todos os ingredientes para que o resultado final seja o pretendido, assim como a conjugação de todos os elementos permitam obter um sapato exclusivo e que transparece a imagem de cada marca.
![Alpim_007](https://alpim.pt/wp-content/uploads/2023/05/Alpim_007-scaled.jpg)
Modelação
Este departamento está equipado com CAD – para calçado – digitalização de planos e posterior extração de peças, permitindo obter uma qualidade de corte superior, assim como moldes com precisão e pormenores que manualmente seriam trabalhosos.
A técnica é a arte de dar vida aos modelos, aliando o melhor dos dois mundos. A planificação de formas, o desenho e o desenvolvimento de modelos é feito manualmente, e posteriormente trabalhado no CAD.
É aqui que os modelos saem do papel e começam a ganhar tridimensionalidade, com o objetivo de os estruturar e testar, de modo a obter um produto de onde a estética não sobreponha a sua função e o seu conforto.
![Alpim_009](https://alpim.pt/wp-content/uploads/2023/05/Alpim_009-scaled.jpg)
Corte
Com o decorrer dos anos as marcas apostaram mais no design, o que, aliado a uma crescente globalização, escalou os números de encomendas, bem como a diversidade de modelos e suas variantes. Essa dinâmica do mercado levou a Alpim a apostar no corte de máquina.
A par com a modelação em CAD, o corte de máquina permite escalar os números, obter um corte cuidado, limpo, preciso e com um acabamento de excelência, o que é meio caminho percorrido para obter um sapato que prime pela qualidade.
Disponibilizamos ainda de corte manual, o qual é executado com a perícia e experiência de quem manuseia a faca com distinção, e de corte mecânico, ou balancé, que já traz alguma eficiência em conseguir um corte rápido de peças que se mantêm inalteradas por um longo período de tempo.
A evolução tecnológica permite à empresa crescer, mas sem a avaliação técnica constante de cada colaborador seria impossível manter os níveis de exigência que são a autenticidade da Alpim.
![Alpim_011](https://alpim.pt/wp-content/uploads/2023/05/Alpim_011-scaled.jpg)
Costura
O sector da costura junta o melhor do trabalho de mesa à perícia das máquinas, sempre aliado a uma componente humana e à sua experiência. Contamos já com uma equipa composta por mais de duas dezenas de profissionais.
Equipada com uma linha de produção que permite atingir os objetivos produtivos diários, onde a qualidade e técnica das colaboradoras que diariamente lhe dão vida se fundem para obter um corte que prima pela excelência.
A costura é um dos sectores mais importantes, dentro de uma fábrica de calçado, pois é aqui que a magia acontece. Unem-se as peças, as cores e as texturas e os modelos de sapatos ganham vida muito antes de serem finalizados. Aqui já temos uma perceção bastante uniforme e realista do resultado final.
![Alpim_014](https://alpim.pt/wp-content/uploads/2023/05/Alpim_014-scaled.jpg)
Montagem
Equipada com uma linha de montagem plana, capaz de fabricar um produto final que vá ao encontro aquilo que os nossos clientes procuram e a ALPIM ambiciona.
Com maior segurança laboral e um elevado número produtivo, a linha permite um trabalho mais limpo e simplificado face aos métodos antigos, mas é a mão do homem e a destreza do conhecimento que vão determinar o produto final.
A evolução mecânica veio ajudar o sector a progredir e melhorar cada processo na obtenção da qualidade que o nome Portugal tem levado aos quatro cantos do mundo.
![Alpim_015](https://alpim.pt/wp-content/uploads/2023/05/Alpim_015-scaled.jpg)
Acabamento
No fim da linha de produção, onde chegam centenas de pares diariamente às mãos de quem lhes vai prestar todo o cuidado.
O sector onde a manualidade da arte se faz sentir, e a técnica de anos de experiência tomam conta da casa. Escovar, encerar, limpar, retocar, pintar e colar palmilhas de acabamento, controlar a qualidade e meter a obra em caixa, são alguns dos processos que vão determinar a qualidade do produto que chega aos pés do consumidor.
Com pequenos retoques e muita paixão pela arte, o acabador confere a cada par que lhe passa pelas mãos a sua sabedoria. E, por fim, acomodados em caixas seguem a sua rota até aos pés de quem os adquirir.